quinta-feira, 3 de maio de 2012

Chazinho de Capim Santo.. Meu preferido!




capim santo (Cymbopogon densiflorus), alguns conhecem como capim-limão ou capim cidreira, pra mim  é CapimSanto, e me lembra a infância, quando eu enchia a barriga de cha nas vezes que eu acompanhava a minha Mãe a academia, e lah sempre tinha uma garrafa termica com o delicioso chazinho..
 Bom, para quem não conhece, vou falar um pouco dela.. So falar, porque o bom mesmo seria sentarmos, bater papo e tomarmos umas boas chavenas juntos, né..

 Capim Santo, é uma planta muito conhecida por suas propriedades medicinais. As folhas parecem mato ou capim, mas não devem ser tratadas como tal. Nelas encontramos diversas substâncias bacanérrimas, que pode ajudar no tratamento de vários problemas. A erva atua como um calmante natural, amenizando os sintomas da insônia, nervosismo e ansiedade. Ela também possui função espamolítica, sendo indicada para o tratamento das cólicas. Além disso, é analgésica, aliviando dores e febre.

Propriedades Medicinais do Capim Santo

Como vemos, o capim santo é rico em propriedades medicinais. A forma mais tradicional de se consumir a erva são os chás, preparados com as folhas e água quente. O óleo extraído do capim também pode ser utilizado em massagens e compressas. Outro forma comum é o preparo de sucos, batendo a erva juntamente com frutas ou verduras.
As formas de preparo variam de acordo com o efeito que se espera da erva. Abaixo, listamos os problemas e enfermidades que podem ser tratados a partir do uso do capim santo:
Capim Santo
Propriedades e Benefícios do Capim Santo
  • cólicas intestinais e menstruais;
  • ansiedade e insônia;
  • má digestão;
  • febre;
  • diarreia;
  • gases;
  • dor de cabeça;
  • tosse;
  • dores musculares.
Esses efeitos se devem às propriedades curativas da planta, que possui ação diurética, bactericida, calmante, depurativa, expectorante, febrífuga, entre outras.

Indicações

Para tratamento da insônia e da ansiedade, a ANVISA recomenda o consumo do chá de capim santo de 2 a 3 vezes por dia. A mesma receita também pode ser utilizada para problemas digestivos. A erva também é indicada para aumentar a produção de leite durante o período de amamentação.  O capim santo também pode ser utilizado nas dietinhas, devido à sua função desintoxicante. Nesses casos, pode-se optar pelo chá ou pelo suco preparado com a planta.


E voces??? Gostam de Cha? Quero saber!!! rsrsrsrsrsrs..

 Gros bisous
 Joanna

Voltando..

Bonjour à Tous..

 Queridos amiguxus... 1001 desculpas pelo sumiço, são tantos os motivos, mas entre eles é que tive visitinhas especiais aqui em casa esses ultimos dias.. E é, isso! Sogrinha por aqui e tive que dar atenção, né... Agradar a mulher que deu a vida ao homem da minha vida! Fundamental genteeeemmmmm..
 E pra abrir bem.. Olha que frase linda e inspiradora, que achei no face de uma amiga lindona de infância.. Saudades dela..

Lindo, né?!
Vamos fazer a vida valer a pena.. SEMPRE!
Gros bisous
 Joanna