quinta-feira, 3 de maio de 2012

Chazinho de Capim Santo.. Meu preferido!




capim santo (Cymbopogon densiflorus), alguns conhecem como capim-limão ou capim cidreira, pra mim  é CapimSanto, e me lembra a infância, quando eu enchia a barriga de cha nas vezes que eu acompanhava a minha Mãe a academia, e lah sempre tinha uma garrafa termica com o delicioso chazinho..
 Bom, para quem não conhece, vou falar um pouco dela.. So falar, porque o bom mesmo seria sentarmos, bater papo e tomarmos umas boas chavenas juntos, né..

 Capim Santo, é uma planta muito conhecida por suas propriedades medicinais. As folhas parecem mato ou capim, mas não devem ser tratadas como tal. Nelas encontramos diversas substâncias bacanérrimas, que pode ajudar no tratamento de vários problemas. A erva atua como um calmante natural, amenizando os sintomas da insônia, nervosismo e ansiedade. Ela também possui função espamolítica, sendo indicada para o tratamento das cólicas. Além disso, é analgésica, aliviando dores e febre.

Propriedades Medicinais do Capim Santo

Como vemos, o capim santo é rico em propriedades medicinais. A forma mais tradicional de se consumir a erva são os chás, preparados com as folhas e água quente. O óleo extraído do capim também pode ser utilizado em massagens e compressas. Outro forma comum é o preparo de sucos, batendo a erva juntamente com frutas ou verduras.
As formas de preparo variam de acordo com o efeito que se espera da erva. Abaixo, listamos os problemas e enfermidades que podem ser tratados a partir do uso do capim santo:
Capim Santo
Propriedades e Benefícios do Capim Santo
  • cólicas intestinais e menstruais;
  • ansiedade e insônia;
  • má digestão;
  • febre;
  • diarreia;
  • gases;
  • dor de cabeça;
  • tosse;
  • dores musculares.
Esses efeitos se devem às propriedades curativas da planta, que possui ação diurética, bactericida, calmante, depurativa, expectorante, febrífuga, entre outras.

Indicações

Para tratamento da insônia e da ansiedade, a ANVISA recomenda o consumo do chá de capim santo de 2 a 3 vezes por dia. A mesma receita também pode ser utilizada para problemas digestivos. A erva também é indicada para aumentar a produção de leite durante o período de amamentação.  O capim santo também pode ser utilizado nas dietinhas, devido à sua função desintoxicante. Nesses casos, pode-se optar pelo chá ou pelo suco preparado com a planta.


E voces??? Gostam de Cha? Quero saber!!! rsrsrsrsrsrs..

 Gros bisous
 Joanna

5 comentários:

Mi Hernandez disse...

Joanna, minha linda,saudades.
Eu também, tava com visitas,agora que estou voltando a blogar e beber chazinho com as amigas.
Aqui chama "Hierba Luiza",mas eu nem imaginava que tinha tanta propriedade.
Vou amanhã ver se acho na feira um vasinho.
Besitos

Ana Paula Gervason disse...

Eu adoro um chazinho! Ainda mais no inverno é tudo de bom!

Bjss querida e uma maravilhosa noite!

http://toutlamour.blogspot.com.br

Ana Ferreira disse...

Ola querida..seja bem vinda de novo..eu adoro chá verde ou branco..
Beijos da Bruxinha

Ma Petite Lima disse...

Queridasss, obrigada pelo carinho.. Eu sou louca pra saber o nome de Capim Santo por aqui.. Se alguem souber, me avise.. Please!
Bju carinhoso
Joanna

Jussara Neves Rezende disse...

Joanna,
aqui em Minas chamamos de erva-cidreira... e é o meu chá preferido também! Cheiro delicioso de mato, de vento, de brincadeiras na infância, na fazenda...
Gde abço,
Jussara